Sedação Consciente: Uma Opção Segura e Tranquila para os Pequenos Pacientes
- Thallita Nogueira

- 14 de out. de 2024
- 2 min de leitura
O processo de levar uma criança ao dentista pode ser um tanto quanto desafiador, graças ao medo e ansiedade envolvidos. Por esse motivo, a sedação consciente é uma alternativa segura, que proporciona tranquilidade tanto para os pequenos quanto para os pais.
Vamos juntos entender melhor como essa técnica funciona? O que é sedação consciente? É um processo na qual medicamentos são administrados para auxiliar a criança a relaxar durante o tratamento odontológico. Neste caso, a criança permanece acordada e consciente, mas em um profundo estado de calma, facilitando a realização de procedimentos odontológicos sem desconforto ou estresse.
A sedação consciente é recomendada para crianças que possuem medo excessivo do dentista, mas precisam de tratamentos extensos ou que possuem alguma característica que dificulte a permanência do paciente na cadeira do dentista, como sons ou sensações desconfortáveis.
Como é feita a sedação consciente?
A principal maneira de se administrar a sedação consciente é através do óxido nitroso, onde o paciente inala um gás que age rapidamente em seu corpo, proporcionando uma sensação de relaxamento durante o processo. Além disso, outros medicamentos podem ser administrados por via oral ou intravenosa, mas depende da complexidade do tratamento a ser executado.
Cuidados após a sedação
Embora a recuperação seja rápida, é importante que se evite atividades físicas intensas no mesmo dia do procedimento, pois a criança tende a sentir um pouco de sonolência nas primeiras horas. Além disso, é recomendável que o paciente mantenha uma alimentação leve.
Na clínica da Dra. Thallita Nogueira, possuímos técnicas de sedação consciente e um ambiente acolhedor para que seu filho tenha uma experiência incrível na ida ao dentista. Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe e agende uma consulta! 3584-9555 e 99135-8766.



Comentários